Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.
Acabou o recesso dos parlamentares e dos juízes, acabou as férias dos professores, acabou o carnaval, então vamos em frente, porque o ano tem muita luta para ser levada na procura de empregos, na queda da inflação, e muito mais. Então, nada melhor do que a gente voltar com uma notícia boa no meio de tanta zika. Vamos nessa.
Tem um setor na economia que vai muito bem, obrigado. Quer dizer, nada boa para os frangos. É o seguinte. Só no Paraná, 150 milhões de cabeças de frango são cortadas. O presidente da Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná, Domingos Martins, explica que esse dado é mensal.
E por que é uma boa notícia para a economia, que, no ano ado, caiu 4% e neste ano vai cair outros 3%? Fácil. O Paraná é o maior exportador de carne de frango do Brasil. Entra com 34% do total embarcado lá para fora. Um aumento de 15,6%, em 2015, na comparação com 2014.
Foram exportados, só pelo Paraná, 1 milhão e 480 mil toneladas de carne de frango. Em troca de 2 bilhões e 273 milhões de dólares.
Não é a toa que todo mundo briga para continuar exportando, menos a indústria brasileira, bom para a soja e milho, menos para os minérios, mas, nesses casos, são as commodities. São produtos primários, exportados do jeito que são colhidos. Não agrega muita coisa em empregos. Domingos Martins diz que, no caso do frango, o mercado é livre.
Pois vamos,então, terminar a prosa com notícia boa no meio de tanta coisa ruim acontecendo. No caso do frango brasileiro, os produtores souberam, na verdade, conservar os compradores em mais de 130 países, mesmo no meio da crise. Domingos Martins ressalta que a carne de frango tem uma boa aceitação.
E para este ano de 2016, em que a crise na economia continua no Brasil, Domingos Martins, presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná, comemora os números positivos no setor.
Então, tá.
Inté e axé.
Trocando em Miúdo: Programete sobre temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É publicado de segunda a sexta-feira.





