MPT e ONU criam oportunidade de emprego para jovens negros
O Ministério Público do Trabalho e o Pacto Global da Organização das Nações Unidas estão promovendo um evento online para gerar oportunidades de trabalho para universitários negros e negras. São três dias de debates a partir desta quarta-feira (30).
O encontro Afro Presença é gratuito e oferece aos participantes oficinas de recursos humanos e painéis com universidades, empresas, agências de publicidades e escritórios de advocacia. Os estudantes também terão o a vagas de trabalho e poderão compartilhar os seus currículos, que serão enviados às empresas.
A procuradora do Ministério Público do Trabalho em São Paulo Valdirene Assis, que faz parte do Grupo de Enfrentamento ao Racismo do Conselho Nacional do Ministério Público, disse que o Afro Presença foi idealizado a partir da constatação de que a participação de jovens negros em cursos de excelência não reflete a participação deles no mercado de trabalho e que, por isso, os processos seletivos no campo profissional precisam ser revistos.
Para a estudante Juliana Andrade, cofundadora do Agbara, um coletivo de mulheres negras para a promoção de ações de impacto social, eventos como este ajudam a emancipação da população negra no país.
Segundo dados da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, o Brasil é o 8º país mais desigual do mundo e essa mobilização do setor empresarial vai fazer com que negros assumam posições de liderança, ocupadas principalmente por brancos.





