logo Radioagência Nacional
Geral

PF realiza operação contra acusados de fraudes em benefícios sociais

Baixar
Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional
01/06/2022 - 11:32
Rio de Janeiro

A Polícia Federal do Rio de Janeiro deflagrou uma operação para desarticular uma quadrilha que fraudou o auxílio emergencial e outros benefícios federais pagos pela Caixa Econômica. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

As investigações começaram no ano ado, depois que o setor de segurança da Caixa identificou que dois homens consultaram cerca de 60 Fs de beneficiários do auxílio emergencial. Os funcionários do banco então notificaram a Policia Federal.

Os agentes constataram que, após obter dados dos beneficiários legítimos, os acusados retiravam os valores transferidos para as contas ou vendiam os dados para que outros estelionatários fizessem os saques.

De acordo com a PF, os investigados responderão pelos crimes de estelionato e associação criminosa, mas indícios de outros delitos podem ser encontrados nos materiais apreendidos nesta quarta-feira.

A operação foi batizada de Zoomers porque faz referência à faixa etária dos alvos, todos em torno de 20 anos, e que portanto pertencem a Geração Z, já que nasceram entre a segunda metade dos anos 90 e o início de 2010.

 

x