Rede Nacional de Comunicação Pública discute fortalecimento do setor

Mais de 70 emissoras públicas de rádio e televisão de todo o país se reuniram nestas segunda (19) e terça-feira (20), na Universidade de São Paulo (USP), para o I Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública em 2025.
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e as emissoras parceiras discutiram estratégias e compartilharam experiências para fortalecer a comunicação pública no país.
A Rede Nacional de Comunicação Pública, que teve início em 2010, é uma aliança de emissoras públicas e privadas de todo o Brasil para produção e disseminação de conteúdo educativo, cultural, artístico, informativo e científico.
A palestra de abertura debateu os "Desafios e perspectivas de financiamento da comunicação pública no Brasil" e foi conduzida pelo professor da USP e ex-presidente da Radiobrás Eugênio Bucci.
Sobre esse assunto, o presidente da EBC, Jean Lima, destacou que o atual governo do presidente Lula conseguiu interromper as sucessivas reduções de recursos para a área.
“O evento foi importante para a gente fazer um balanço das ações, envolvendo o jornalismo público, nossa produção de conteúdo, produção local, regional. Então acho que o evento contribuiu muito para a gente fazer uma avaliação também da nossa situação institucional, envolvendo os aportes orçamentários e financeiros. Saiu como uma carta que a gente discutia a retomada do orçamento para custeio de investimento, para a produção de conteúdo, para a produção do jornalismo."
Já o diretor-geral da EBC, Bráulio Ribeiro, destacou a força da Rede Nacional de Comunicação Pública e da união em torno de um mesmo objetivo:
"A EBC, além de ter a missão de organizar a Rede Nacional de Comunicação Pública, tem uma aliada, uma parceria que fortalece o trabalho da EBC, que é a própria existência da rede. Então, é uma relação que se alimenta: a EBC alimenta a rede e se fortalece com ela também. E a gente mostrou a força da união da Comunicação Pública em torno de um objetivo comum."
Para o repórter da TV e Rádio Unitins, do estado do Tocantins, Antônio Neves, a oportunidade de compartilhar conteúdos entre as emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública permite conhecer melhor o que é produzido em todo o país.
“Além da interação entre os profissionais, a gente vê que os outros também estão produzindo, a gente a a conhecer mais, a gente não tá sozinho naquele local que é o Tocantins, que é o norte do país, é uma oportunidade da gente também mostrar o que a gente tá fazendo, que existe um outro Brasil dentro do Brasil."
Outros assuntos discutidos no encontro foram “redes sociais e a ampliação do alcance da comunicação pública” e também o entretenimento de impacto, com a participação do Gerente de Criação de Conteúdos Artísticos da EBC, Enio Puello, e do Diretor do Programa Sem Censura, Bruno Barros.
* Reportagem de Pedro Lacerda
Matéria atualizada às 7h45 para acréscimo de informações





