Onda de frio atinge Portugal; termômetros marcam sete graus negativos no interior do país
Portugal começou a semana com uma onda de frio e as temperaturas vão cair ainda mais ao longo dos próximos dias, chegando a marcar 7º graus negativos no interior do país.
A Câmara de Lisboa lançou hoje um plano de contingência para ajudar as pessoas desabrigadas.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, todos os distritos do país (exceto os Açores) estão a partir de hoje sob aviso amarelo devido às baixas temperaturas.
As fortes rajadas de vento vão agravar a sensação térmica e a neve vai cair em regiões de grande altitude, onde o vento pode atingir os 70km/h.
Lisboa e Porto terão hoje máximas de 12ºC, embora a mínima seja de 1ºC no Porto e 5º na capital. Em Lisboa, a temperatura mínima cai ao longo da semana, com previsão de 4º graus para terça e 3º graus para quarta-feira. As máximas ficarão entre os 11 e 12 º graus celsius.
As temperaturas muito baixas levaram a Câmara de Lisboa a acionar um plano de contingência para os sem-abrigo. Quatros estações de Metrô da capital estarão abertas durante a noite, a partir de hoje, às 19h (horário local) para receber pessoas desabrigadas.
Na cidade do Porto, a Câmara avalia hoje a possibilidade de acionar o plano de contingência para os que dormem na rua, o que inclui, tal como em Lisboa, a abertura de estações de metrô para receber os sem-abrigo e o fornecimento de agasalhos e comidas quentes.
O plano de contingência é ativado quando se verificam temperaturas mínimas de 3ºC ou menos/ por dois dias consecutivos.




