logo Radioagência Nacional
Política

Filósofo Ricardo Velez Rodriguez será o ministro da Educação de Bolsonaro

Formação de Governo
Baixar
Samanta do Carmo
23/11/2018 - 08:26
Brasília

O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou na noite dessa quinta-feira (22), pelo Twitter, o nome do futuro ministro da Educação. O filósofo Ricardo Velez Rodriguez é o escolhido.

 

Ele fez pós-doutorado na França nos anos 1990 e é professor da Escola de Comando e Estado Maior do Exército, segundo a postagem feita pelo presidente eleito.

 

No início da semana, em sua página no Facebook, o futuro ministro comentou o que seria necessário para melhorar a educação no país.

 

Ele menciona a necessidade de limpar ideias marxistas de não poucos funcionários alojados no Ministério da Educação.

 

Escreveu, ainda, que as escolas militares são excelentes locais de ensino não por dinheiro, mas pelo patriotismo.

 

O retorno das disciplinas de Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira nas escolas foi uma das plataformas de campanha de Jair Bolsonaro, assim como o Escola Sem Partido e a implantação de mais escolas militares.

 

Um dos desafios da pasta é a renovação do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, que é hoje é a principal fonte para o pagamento dos professores da rede pública em todo o país e ainda pode ser usado para a manutenção de escolas e capacitação dos docentes.

 

A validade do Fundo termina em 2020. No ano ado, ele reou, segundo o Tesouro Nacional, mais de R$ 145 bilhões para estados e municípios.

x