logo Radioagência Nacional
Política

Tribunal misto tem até 29 de outubro para novo parecer sobre Witzel

Defesa do governador afastado já foi entregue
Baixar
Raquel Júnia
21/10/2020 - 14:24
Rio de Janeiro

O Tribunal Misto que julga o impeachment do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, tem até 29 de outubro para produzir um novo parecer sobre a denúncia. O prazo de 10 dias começou a contar nessa segunda-feira (18), após a apresentação da defesa de Witzel. A peça da defesa contem mais de 50 páginas, além de um anexo com cerca de quatro mil laudas.

O relator do processo no tribunal misto, deputado Waldeck Carneiro, do PT, fala sobre as próximas etapas do julgamento, a partir da publicação do novo relatório.

O Tribunal Misto que julga o governador afastado é formado por cinco desembargadores sorteados e igual número de deputados estaduais.

Após a entrega de sua defesa, Wilson Witzel afirmou nas redes sociais que no documento está a verdade que ainda não quiseram escutar. Ele voltou a dizer que interesses poderosos não o querem à frente do executivo do Rio de Janeiro e que o processo foi tratado de forma política e direcionada para um linchamento moral.

O governador foi afastado de suas funções inicialmente pelo Superior Tribunal de Justiça, durante as  investigações sobre corrupção em contratos feitos pelo governo do estado para enfrentamento da pandemia de Covid. Posteriormente, a Assembleia Legislativa confirmou o afastamento de Witzel no processo de impeachment.

Os deputados o acusam de fraudes em contratos feitos pela pasta da saúde, relacionados a compras de insumos e equipamentos. O relatório da comissão processante da Alerj cita também irregularidades em contratos com organizações sociais. A defesa de Witzel sustenta que não há provas sobre as acusações.

 

x