As crianças no Distrito Federal estão atualizando o calendário vacinal. O DF voltou a registrar aumento nos índices de vacinação infantil em 2021.
Segundo a Secretaria de Saúde, os dados deste ano são superiores aos do ano ado, se comparados ao mesmo período. Mas ainda está abaixo do registrado em 2019.
Mesmo com bons números de vacinados, apenas a BCG atingiu a meta de imunizados por ser ofertada diretamente nas maternidades públicas e privadas, segundo a Secretaria de Saúde.
A técnica de imunização da Secretaria de Saúde do DF, Fernanda Ledes falou que é necessário manter as imunizações em dia para evitar que doenças já erradicadas voltem a circular no país.
Fazem parte do calendário de vacinação infantil BCG, Rotavírus, Meningo C, Pólio, Pneumo-10v, Penta valente, Tríplice Viral, Hepatite A, Febre Amarela e Hepatite B.
Importante alertar que as doenças que já foram eliminadas ou estão em erradicação podem retornar se a maioria da população não se vacinar em grande número.
A paralisia infantil foi eliminada do país na década de 1980 e recebeu seu certificado de erradicação em 1994. O vírus da poliomielite ainda circula no Afeganistão e no Paquistão, por isso devemos ficar em alerta.
O Brasil perdeu o certificado de erradicação do sarampo em 2019, três anos depois de receber e isso aconteceu devido à baixa cobertura vacinal e a falta de controle da doença.
Para que não aconteça novamente, compareça ao posto de vacinação mais próximo e coloque em dia o cartão de vacinação. Basta levar um documento com foto e o cartão de vacinas.
*Com supervisão de Raquel Mariano




