Ministro defende melhoria em infraestrutura para alavancar turismo
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, disse hoje (25), que os destinos turísticos brasileiros precisam melhorar a infraestrutura para poder receber mais visitantes. Como exemplo, citou uma viagem que fez recentemente à região do Jalapão, no Tocantins, conhecida pelos rios e cachoeiras em meio à vegetação do cerrado. “A gente desce do Aeroporto de Palmas e são 280 quilômetros até o Jalapão de uma estrada com pedra, buraco, areia, que você só consegue chegar se for de jipe”, disse sobre as condições de o ao Parque Nacional, na abertura da 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo, feira organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens.
Para essa região, o ministro disse que estuda, junto com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a concessão da rodovia estadual que faz o o à área. “No sentido de fazermos uma PPP [Parceria Público-Privada] para que a gente consiga fazer uma concessão daquela estrada para que o Jalapão consiga ser um produto turístico que possa ser vendido como destino no mundo todo”, acrescentou.
Outro local com grande potencial que, segundo o ministro, também não tem a estrutura necessária para aumentar o volume de visitantes, é a Serra da Capivara, no Piauí. “Serra da Capivara é um local maravilhoso. Lá já tem aeroporto, estrada, dois museus maravilhosos. Tem o Parque Nacional da Capivara, que tem mais de mil sítios arqueológicos”, enumerou Marcelo Álvaro sobre os atrativos da região.
Porém, a região só recebe, de acordo com o ministro, 20 mil visitantes por ano. “Poderia ter 5 milhões de visitantes por ano na Serra da Capivara. Falta rede hoteleira. Faltam quartos de hotel”, ressaltou. Para melhorar a disponibilidade de hospedagem, Marcelo Álvaro disse que também está negociando com companhias aéreas para garantir voos e o fluxo de turistas para ocupar os novos quartos.

